Acesse nosso App
Fausto Mello

Por

COO da neoxs e apaixonado por vendas, tem 25+ anos de sucesso liderando times comerciais B2B em TI e Telecom. Desafiador por natureza, acaba de voltar de uma temporada no Vale do Silício, onde estudou Inteligência Artificial aplicada a negócios e Liderança na Stanford University Tempo de leitura: 2 min.

O que está acontecendo com os clientes?

perguntas, clientes, vendas, nova metodologia

Constantemente, aqui na neoxs, nos questionam “O que está acontecendo com os clientes?”, parece que está sendo criado um conceito de que não há o que fazer em vendas. Os clientes só querem falar de preços e descontos e as áreas de compras reinam como decisores de todos os processos.

Mas será que esse cenário é real?

Uma pesquisa muito ampla e recentemente divulgada pela SalesForce, mostra a diferença entre a expectativa dos clientes B2B e o atendimento dos vendedores e fornecedores. Um ponto de destaque nessa pesquisa, é que a grande maioria dos clientes expressa um desejo sobre o papel dos vendedores: “conheça mais sobre meu negócio e me ajude a atingir meus objetivos”.

Ora, se os clientes têm dito isso, porque então cada vez mais vendedores parecem se conformar de que o papel deles é conseguir melhores descontos para responder os pedidos de cotações?

O que pode ser feito para trazer de volta a relevância do trabalho dos vendedores e vendedoras?

Preparação e Estudo do seu cliente

Se você é um vendedor ou vendedora B2B, já deve ter participado e presenciado inúmeras reuniões de vendas. Agora, faça uma reflexão sobre quais foram as melhores e quais proporcionaram que você saísse da reunião com uma real oportunidade de vendas para ser desenvolvida. E por que isso aconteceu? A resposta para essa questão é que vendedores e vendedoras que se preparam, que estudam seu cliente e o segmento onde ele está inserido, se saem melhor nas abordagens comerciais.

Os clientes não aceitam mais um vendedor que só fale de produtos, características e condições de fornecimento. Essas informações eles conseguem facilmente na Internet, em rápidas pesquisas. Eles esperam que você os ajude em seus negócios. Que você leve uma visão diferente e mostre para ele como fazer algo que ele ainda não pensou em fazer. Que mostre também outras referências e casos de sucesso em clientes parecidos.

Esse é o propósito dos bons vendedores. Ajudar seus clientes nos seus negócios. É isso também que ficou evidenciado na pesquisa comentada acima.

Dois caminhos – Uma escolha

Sempre temos opções sobre o que fazer e o que não fazer. Parece óbvio, mas quebrar a inércia e mudar um hábito nem sempre é fácil. Imagine começar na academia, ou iniciar um novo curso, até mesmo uma mudança de endereço. Tomar decisões e implementar as novas formas de se fazer práticas diferentes requer muita disciplina. Então não basta entender o que você tem que fazer, é preciso criar a rotina de preparação e estudo dos seus clientes. Comece identificando informações que serão úteis nas suas interações. Possíveis Dores, Ambições, quem são os responsáveis dentro do cliente, resultados de negócios, mercados e principais clientes. São muitas as informações disponíveis hoje.

Mude sua abordagem, apresente Insights de negócios para seus clientes. Desafie a eles a pensar diferente e ensine novos conceitos para alcançar objetivos de negócios ou resolver problemas.

Ficar parado, sem desenvolvimento e sem avançar naquilo que seus clientes estão pedindo, é um caminho. Provavelmente você se tornará um ótimo respondedor de cotações.

Outro caminho é entender e mudar o jeito de atender seus clientes. Estude, se prepare, apresente novas formas. Seja disciplinado. Separe parte do seu dia para isso e compartilhe as informações com outras pessoas dentro da sua empresa para que novas ideias sejam discutidas. Busque alternativas sempre.

Você verá que as reuniões de vendas serão muito mais produtivas e seus resultados muito melhores.